COVID-19: iMAXIS doa para Marmeleiro aplicativo que ajuda e agiliza o monitoramento de pacientes

Município recebe a doação de aplicativo que permite monitorar pacientes com COVID-19

COVID-19: iMAXIS doa para Marmeleiro aplicativo que ajuda e agiliza o monitoramento de pacientes

A nova ferramenta de aplicativo de celular para enfrentamento a pandemia foi doada voluntariamente pela empresa do setor tecnológico, Agência Studio Imaxis, à Administração Municipal de Marmeleiro, via Departamento Municipal de Saúde, e já está em funcionamento.

“Essa ação da empresa Imaxis é muito importante também para Marmeleiro porque neste momento em que enfrentamos a aceleração nos casos de Covid-19, o aplicativo irá agilizar ainda mais o trabalho das nossas equipes de saúde e também a resposta aos nosso pacientes que aguardam resultados de exames e que estão sendo monitorados pela saúde. Com esse espírito colaborativo e responsável agradecemos imensamente a empresa que, neste ato voluntário, está contribuindo com a doação desse sistema de aplicativo, para que todos juntos possamos vencer essa grave pandemia e suas consequências para a saúde pública”, agradeceu o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes.

A Diretora Municipal de Saúde, Marilene Romio, explica que há uma central no Departamento, com uma equipe que acompanha todo o trabalho e que “o aplicativo de celular permite que o paciente suspeito ou positivo preste informações, várias vezes ao dia, quanto as condições de saúde, desta forma sendo monitorados mais precisamente, pois quem responde as perguntas é o paciente e isso proporciona maior agilidade no monitoramento”.

Para Cledson Lodi, da Agência Studio Imaxis, a iniciativa voluntária surgiu porque “estávamos pensando em formas de auxiliar neste momento de pandemia e buscávamos algo que realmente fizesse a diferença”.

A partir disso, a empresa iniciou uma conversa com as Secretarias de Planejamento e Saúde de Francisco Beltrão, e conseguiram elencar algumas demandas e dificuldades dos profissionais de saúde envolvidos no acompanhamento dos pacientes suspeitos ou confirmados. Após algumas reuniões chegaram a um modelo de sistema que pudesse agilizaro processo, "desafogar" as equipes e direcionar os atendimentos aos casos prioritários.


INICIATIVA VOLUNTÁRIA AOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Lodi lembra que “conseguimos disponibilizar o primeiro protótipo para testes em cerca de 10 dias, com outros 10, já tínhamos a ferramenta finalizada e publicada nas lojas de aplicativos, e é o tipo de aplicativo que desenvolvemos pensando no bem comum, mas sempre torcendo para que poucas pessoas precisem dele”.

Ele reforçou que o momento vivido nesta pandemia não tem precedente e “justamente por ser tão delicado, precisamos da união de forças para combater este mal; tendo em vista o aumento de casos e a dificuldade das equipes de saúde em acompanhar o aumento crescente de pacientes suspeitos ou confirmados, decidimos pela doação desta ferramenta para os municípios da região, como forma de reduzir a carga de trabalho sobre estas equipes, mas também, criar um canal de comunicação efetivo e pontual com os pacientes que estejam cumprindo seu período de isolamento Outro fator observado por Lodi é que, “ a partir do momento que as prefeituras não precisem utilizar recursos dos cofres públicos para a aquisição desta ferramenta, tais recursos poderão ser destinados a outras ações de combate ao vírus e esta é a nossa forma de ajudar”.